Crianças pirateiam porque “todos fazem”

Os jovens europeus conhecem os riscos de baixar conteúdo ilegal, mas com frequência racionalizam seus actos ao dizer que todos – inclusive seus pais – estão fazendo isso, de acordo com uma pesquisa da Comissão Europeia.

Outras desculpas dadas foram: o download é para uso pessoal e privado; os sites remuneram os artistas; não acredito que os artistas sejam prejudicados; CDs e DVDs são muito caros.

Quase todas as crianças que fizeram parte da pesquisa, que ocorreu em 27 países da União Europeia mais Noruega e Islândia, disseram que pretendem continuar baixando material. Eles também disseram que o risco de baixar um vírus é muito mais perigoso do que o de ser processado.

Os resultados da pesquisa, divulgados na sexta-feira, mostraram que a maioria dos jovens utilizam a Internet diversas vezes ao dia, limitada por alguns pais. A maioria das crianças tem telefone celular, cujo uso é feito sem supervisão em quase todos os casos.

A pesquisa também concluiu que crianças têm muito mais conhecimento dos riscos da actividade online, como vírus, roubo de identidade e contacto com estranhos do que os pais imaginas e sabem como se prevenir caso ocorra.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*