Novo padrão de IP será implementado até 2011

Um documento publicado esta semana pelos órgãos que administram a Internet propõe a adoção do IP versão 6 (IPv6 – vide dtmurl.com/bcj) até o ano 2011. A versão atual do protocolo IP, a de número 4, possui diversos problemas de segurança e já está com a capacidade de endereçamento virtualmente esgotada.

Segundo o The Inquirer, a IETF – Interner Engineering Task Force, órgão que decide os destinos tecnológicos da grande rede, publicou um Internet draft propondo um plano de migração do atual IPv4 para IPv6.

Se o draft, que é apenas um rascunho, for aprovado e se tornar um documento oficial, a migração deverá ocorrer em três etapas. A primeira, que começa imediatamente e termina no fim de 2008, seria um estágio preparatório no qual as empresas migrariam apenas computadores não essenciais. Na segunda etapa, que ocorreria em 2009 e 2010, seria obrigatório migrar os serviços essenciais ligados diretamente à Internet. Em primeiro de janeiro de 2011, todos os computadores – internos e externos – precisariam obrigatoriamente já estar funcionando em IPv6. O IPv4 estaria, portanto, descontinuado até 2011.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*