Terceiro maior fabricante de PCs venderá laptops com Linux

O Lenovo Group Ltd., terceiro maior fabricante de computadores pessoais do mundo, informou nesta segunda-feira que começará a vender laptops com o software Linux, da Novell Inc., pré-instalado em vez do sistema operacional Windows, da Microsoft Corp.’s.

 

Os laptops começarão a ser vendidos no quarto trimestre deste ano e estarão disponíveis tanto para os clientes corporativos do Lenovo quanto para os consumidores comuns.

O Lenovo anunciou seus planos no início da LinuxWorld, conferência anual de informação tecnológica realizada esta semana em San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos.

O sistema operacional Linux é um dos programas de maior crescimento do tipo para servidores e outros computadores de negócios na última década. No ano passado, a Microsoft iniciou uma parceria com a Novell que incluía o desenvolvimento conjunto de softwares para servidores. A Microsoft também vende produtos Novell e as duas empresas concordaram em fornecer proteção de patentes para seus respectivos clientes.

Os fabricantes de computadores apresentam certa resistência em adotar o Linux, mas essa postura está começando a mudar. Em maio, a Dell Inc., segunda maior produtora mundial de PCs, começou a vender três modelos para consumidores norte-americanos com uma outra versão do Linux pré-instalada, chamada Ubuntu.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*