Sexo, amor e álcool para astronautas

A vida sexual e social dos astronautas em pleno Espaço começa a preocupar as principais agências espaciais. Os recentes casos de excesso de álcool, os triângulos amorosos entre astronautas e a eterna questão do sexo espacial fazem com que a agência espacial norte-americana NASA já esteja a procurar soluções para missões tripuladas de longa duração.

Com o objectivo de fazer aterrar em Marte uma missão tripulada dentro de 30 anos, a NASA reuniu uma equipa de cientistas, médicos e especialistas em ética para encontrar respostas a algumas questões bicudas, como ‘o que fazer a um astronauta morto em plena missão?’ ou ‘qual a solução para um elemento gravemente doente, que esteja a colocar em risco a tripulação?’.

Antes, porém, cada uma das agências espaciais – NASA, ESA (europeia), JAXA (japonesa) e RKA (russa) – terá de solucionar pequenos problemas do quotidiano, como os apetites carnais dos astronautas ou os consumos excessivos de bebidas alcoólicas durante as missões. Apesar de não existirem provas concretas e de a NASA continuar a negar programas secretos, onde terá estudado o desempenho sexual dos seus astronautas em gravidade zero, há relatos de ex-cosmonautas a garantirem que já aconteceu. O norte-americano Michael Collins, ele próprio um ex-astronauta, comentou esse assunto no seu livro, ‘Liftoff’. “Não acredito que algum astronauta tenha tido o privilégio de experimentar a última fronteira da gravidade zero. Não haver uma força que empurre um corpo contra o outro permite inúmeras possibilidades”, escreveu, com presumível conhecimento de causa, acrescentando que, “no futuro, um casal de felizardos irá experimentar essas novas sensações, mas, por agora, ainda não se escreveu o Kama Sutra espacial”.

CARACTERÍSTICAS

COMIDA
No Espaço fazem-se três refeições por dia, baseadas em comida enlatada, liofilizada ou termo-estabilizada. A pimenta e o sal ficam em estado líquido e a água é sempre reciclada.

DORMIR
Devido à gravidade zero e à inexistência de cima ou baixo, os astronautas dormem em sacos de cama amarrados às paredes da nave. Há registos de pesadelos, sonhos e até de ressonar.

DIVERSÃO
Uma missão espacial não é só trabalho. Nos momentos de lazer, os astronautas sabem como divertir-se. Apesar dos livros, jogos e outros ‘brinquedos’, ver o planeta Terra pela janela é o preferido.

HIGIENE
Cada astronauta tem um kit de higiene com champô seco, máquina de barbear e outros objectos. Uma ida ao WC é uma aventura. Antes de se sentar na sanita, o astronauta tem de amarrar as pernas para não flutuar.

EXERCÍCIO FÍSICO
Uma longa estadia no Espaço pode trazer problemas físicos aos astronautas, especialmente ao nível muscular. Para isso, as naves são equipadas com máquinas de exercício, como bicicletas ou passadeiras.

1 Comment on Sexo, amor e álcool para astronautas

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*