Velocidades Wireless Multi-Gigabit estão a ser criadas

As frequências de rádio altas em breve estarão obsoletas. Cientistas estão a desenvolver tecnologia para transmissão de dados na ordem dos 15 Gigabits.

As actuais tecnologias utilizam os 2,4GHz e os 5,8GHz para transferências até 54Mbps e podem ser utilizados até 300m. Tratam-se de velocidades e distâncias que servem para o utilizador comum, mas quem quiser algo mais, pode ter em breve a resposta às suas preces. No Georgia Tech, EUA, está a ser desenvolvida a tecnologia que permite atingir os 15Gbps de velocidade, operando a uma frequência de 60GHz, segundo a Daily Tech.

Há no entanto alguns obstáculos a contornar: operando a 60GHz, o sinal pode ser facilmente bloqueado por um corpo sólido e as velocidades diminuem drasticamente com a distância. Os 15Gbps funcionam se se estiver a um metro; a cinco metros, cai para os 5Gbps. Estes números permitem-nos dizer que seria possível o download de um DVD em apenas cinco segundos.

Há perspectivas de nos próximos dois anos se conseguir afinar a tecnologia, de modo a permitir duplicar as velocidades de transferência.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*