Inseto-robô faz seu primeiro vôo

Um inseto-robô criado por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, levantou vôo pela primeira vez. A criação pesa apenas 60 miligramas e a medida de abertura de suas asas é de três centímetros, informou o site o site Technology Review.

Os movimentos do robô imitam um vôo real e os pesquisadores acreditam que um dia ele poderia servir para detectar produtos químicos tóxicos.
O projeto é financiado por uma agência de pesquisas norte-americana que afirma que o pequeno robô poderia ser também utilizado como equipamento de segurança em ambientes urbanos ou campos de batalhas.

Uma das grandes dificuldades na construção do robô foi conseguir fabricar as peças minúsculas que o compõem. Os processos de fabricação já existentes não puderam ser aplicados e foi necessário criar máquinas a laser muito pequenas para cortar as finas folhas de carbono e polímeros que foram utilizados.

Foram cerca de sete anos de trabalho para que vôo acontecesse. Outros insetos-robôs já foram criados anteriormente, mas este é o primeiro que tem duas asas tão pequenas e que consegue reproduzir a dinâmica de um vôo real.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*